fbpx

 

Casar é o sonho de muitos casais apaixonados, que querem viver intensamente este momento de partilha de o amor e felicidade.

Cada casal tem seu estilo, desejo e gosto. Existem casamentos de dia, a noite, na igreja ou no campo, as possibilidades são infinitas e escolhidas através da personalidade de cada casal, mas sabe o que todos eles possuem em comum?

A necessidade de ter um planejamento financeiro para realizar casa sonho escolhido.

Pensando nisso, a Carias Drinks desenvolveu 7 dicas de educação financeira para tornar o seu sonho de se casar em realidade, além disso você receberá nosso Wedding Planner e Planilha de Gastos para Casamento.

1) Fotografe a sua vida financeira

Nesta etapa vamos conhecer sua estrutura de custos e gastos, para isso separe algumas horas do seu dia para anotar o quanto você realmente ganha e quanto você gasta, como por exemplo, reunir:

  • Comprovantes de Pagamento
  • Extratos Bancários
  • Faturas de Cartão de Crédito
  • Boletos e outras cobranças
  • Outros

Com todos estes documentos separados anote e some suas despesas na Planilha de Planejamento Financeiro.

2) Sobra ou Falta dinheiro?

Após unir todas as informações, compare seus ganhos com os seus gastos, qual foi o resultado obtido?

Você gasta mais do que ganha ou consegue poupar uma parte da sua renda?

Com o que você gasta mais? Alimentação? Laser?

Todas essas informações serão importantes para planejarmos seu sonho.

3) Converse com seu parceiro(a) e familiares

Compartilhe a sua lista com seu parceiro e família, está etapa é muito importante para criar motivação para cumprir o panejado. A comunicação cria uma relação saudável quando o assunto for dinheiro e alcança um consumo consciente para todos.

4) Identifique e Corte de Excessos

Com a sua lista em mão identifique as compras em excessos, e sempre, enumere em ordem decrescente onde você gasta seu dinheiro, com isso é possível identificar a realidade financeira, por exemplo:

  • Alimentação
  • Roupas
  • Saúde
  • Laser
  • Outros

5) Realocar e Negociar

Após identificar a financeira chegou o momento de tomar atitudes mudar hábitos, por exemplo, se você verificar que o maior consumo é alimentação, faça um diagnostico se você consome em fastfood ou delivery, neste caso uma solução é substituir este consumo por opções com menor custo, como cozinhar e optar por alimentos saudáveis e naturais.

Além disso nunca podemos esquecer de renegociar aquela conta de telefone que sempre aumenta e enxugar aquelas assinaturas que não utilizamos, como tv a cabo, jornais ou streaming.

 

6) Mensurando o sonho

Com a redução de gastos alcançada, chegou a hora de fazer um orçamento. Antes disso vamos entender um grande erro no planejamento financeiro, muitas vezes recebemos, pagamos as dívidas e o que sobrar ou se sobrar poupamos para o nosso sonho.

Vamos inverter este pensamento, o seu sonho é prioridade, então vamos receber, guardar para os sonhos e também cumprir com os compromissos. Então o objetivo é poupar para realizar seus sonhos, além de quitar os gastos e alcançar uma vida financeira saudável.

É comum as pessoas perguntarem: “O quanto eu devo separar mensalmente para o meu casamento?” Faça seu orçamento de acordo com a sua realidade. Lembre-se de incluir seu sonho nos gastos. Uma sugestão para distribuir o gasto é a regra de 50/30/20 para finanças pessoais. Mas lembre-se, você pode e deve adaptar para sua realidade.

  • 50% gastos essências
  • 30% gastos variáveis
  • 20% sonhos, investimentos e dívidas

 

7) Você é único

Não copie o planejamento financeiro de outra pessoa. Cada pessoa tem um comportamento perante ao dinheiro e aos hábitos de consumo.

A meta é ser melhor para você mesmo a cada dia, e com a sua dedicação e disciplina realizar os seus sonhos!!!

Deixe seu e-mail e receba nosso Wedding Planner e nossa Planilha de Gastos para Casamentos.

Graciele Faciroli – Educadora Financeira, Economista, MBA Finanças Corporativas UFJF