fbpx

Salve Salve Galera!

Eu sou Malcon. Sejam bem vindos a Carias Drinks em casa.

Hoje estou aqui para ensinar a fazer um drink muito utilizado para recepcionar os convidados nas festas de casamento, devido ao seu sabor marcante, aroma refrescante, de aparência elegante e fora do comum; o Clericot.

Feito na França e parecido com a sangria, ideal para se tomar na beira da piscina, mas a dica de hoje, é dividir com os amigos e família durante as refeições. Por isso vamos fazer numa jarra.

Você vai precisar de:

  • Folhas e Frutas: Maçã Verde, abacaxi, hortelã e laranja. Escolha as Frutas que mais gosta, a maçã combina muito, porque ela absorve o sabor do drink e ao comer sentimos tanto a temperatura geladinha, quanto a textura e sabor agradáveis.

  • Um Espumante, ou Champanhe.  Este drink também pode ser feito com vinho branco, a maior das diferenças é que ele não vai ser gasoso. Dessa forma perdemos a característica de limpar o paladar durante a refeição, mas se essa você quer tomar em outra ocasião vai cair muito bem também.

  • Vermute Dry como um fortificante. No entanto, podemos utilizar um conhaque, uma vodka ou até mesmo aquele rum que você tem guardado.

  • Licor de Laranja. O ideal que ele seja da categoria Triple sec. Curaçau fino, cointreau, todos esses são licores muito agradáveis. Contudo, no caso de você não ter acesso a um licor de laranja, podemos tanto produzir o nosso quanto não adicionar, em ultima hipótese.

  •  Xarope de maça verde. Podemos comprar pronto ou mesmo preparar de maneira natural e artesanal. É tão simples que eu deixei o passo a passo a fazer a baixo.:

 Xarope de Maçã Verde 

Lave, limpe e pique duas maçãs verdes, adicione aos poucos em um liquidificador com 500 ml de água filtrada e 500 gramas de açúcar de sua preferência.
Se quiser adicione uma pitada de bicarbonato para realçar a cor. Bata bem e faça uma coagem para uma garrafa com tampa. Armazene na geladeira.

 

Vamos precisar de um recipiente para preparar nosso drink, ele fará parte da nossa apresentação. Pode ser uma taça, uma jarra ou um decanter.

Depois de tanta informação. Vamos preparar?

Em uma jarra adicione gelo até metade de sua capacidade. Retire qualquer água residual que possa ter ficado no fundo. Adicione uma porção de vermute, licor de laranja e xarope de maça. Agora, com cuidado adicione cinco porções de espumante brut.

Uma porção é qualquer padrão de medida que você adotar; uma xícara, um copinho de shot ou outro. O importante é manter o padrão de medidas entre todos os ingredientes.

Agora acrescente as frutas, mas antes mecha levemente o coquetel, para ficar homogêneo, faça o movimento de baixo para cima, com auxílio de uma colher. Pronto, já podemos adicionar essas delicias nas bordas para transmitir um visual bacana, além do sabor super especial.

Uma dica é fazer um ramo de hortelã e colocar sobre o coquetel, para aromatizar. Outra dica é bater as folhas para desprender ainda mais aromas.

Tudo pronto? Divirta-se, tim tim!!

Gostou desse conteúdo? produzimos 7 receitas de Drinks com Gin, para baixar é só clicar AQUI